Um dos recursos mais baratos para promover grandes mudanças na decoração e transformar espaços (e a forma como vivemos neles) é a tinta! Quando falamos em tintas, logo pensamos nas cores, importante fonte de sensações no décor. As cores influenciam nosso estado de espírito e ajudam a trazer renovação. Aqui no blog a gente já deu dicas incríveis, mas quanto mais melhor né?!
Mas a gente sabe que levar mais cor para nossa casa e sair do trivial (e seguro) branco, gelo e tons crus não é tarefa fácil. Existe um grande receio em apostar em cores mais intensas e depois precisar viver no meio disso. Por isso separamos ideias, pra você levar mais cor pra sua casa sem precisar colorir tudo de uma vez e sem medo de errar. Veja as imagens abaixo e inspire-se!
1. Uma cor e uma parede
Os menos ousados podem usar a cor que mais ama em apenas uma das paredes como no projeto do APTO CA assinado por Natália Botelho e Paola Corteletti.“Para a sala deste apartamento, escolhemos um tom de azul aberto, alegre, imponente. Tudo que uma sala como esta pede. A cor em ambientes integrados, fortalece a identidade do ambiente e cria um foco! Em uma mistura harmônica de estilos, como deste projeto, a parede colorida era o que precisava para torná-lo ainda mais personalizado.”
2. Pinte as janelas
Pinte somente as janelas e portas, como no projeto de reforma desta residência dos anos 1920 em Florianópolis.
3. Ou as portas
Nestas duas imagens, as portas de entrada receberam cores vivas para dar boas vindas aos moradores e visitantes.
4. Revele os detalhes da arquitetura
Ainda tá em dúvida? Pinte somente detalhes – vigas, degraus de escada e pilastras, como no Loft do Vovô, projeto assinado por Giulianno Camatta e Bernado Horta.
“Nossa decisão em utilizar cores pintadas ao invés de revestimentos dentro do Loft veio da ideia de economia e também da busca por demonstrar detalhes que ali já existiam. Basicamente enaltecê-los da melhor forma, usando cores. Ao final da escada existe um cano que passa por dentro do ambiente, nossa solução não foi negá-lo e nem quebrá-lo, foi pintá-lo de amarelo. Imagina que todos os elementos daquele lugar fossem esquecidos ou simplesmente ignorados e pintados de branco? O espaço não seria o mesmo, não nos atentaríamos a espacialidade geral do lugar. Isso gera uma busca e um passar de olhos por todo o loft com toda certeza.”
Giulianno ainda dá uma dica para quem quer criar mudanças usando cor: “em casos como este, de reforma pesada e recursos escassos, atentar aos detalhes e lembrar que a pintura pode ser uma grande aliada tanto para o destaque de toda estrutura existente, que é o que mantém aquele lugar em pé, quanto a percepção espacial. O bom que a tinta se faz muito simples na hora de decorar, podemos brincar e rolar com as milhões de possibilidades.”
5. O teto da sua casa pode receber mais que um lustre
As cores também podem ir para o teto, como no projeto desta residência em São Paulo.
Aqui na LUX, você encontra tintas especializadas para cada tipo de projeto. Do Piso ao Teto, nossas tintas são ideais para os seus projetos ficarem incríveis.
コメント