top of page

Como pintar paredes: 8 dicas infalíveis que só os profissionais sabem

Atualizado: 6 de abr. de 2020

Depois dessas orientações, você vai se tornar um expert na arte dos rolos e pincéis


Se você quer mudar a cara da decoração de algum ambiente de sua casa, mas não quer investir muito, nem passar por uma reforma, pintar as paredes, ou uma delas, pode ser uma boa solução. Além de ser uma atividade relaxante para muita gente, quando tudo estiver pronto, você ainda vai ter aquela sensação de orgulho por ter feito algo incrível. Mas, para que você fique realmente satisfeito com o resultado, consultamos dois profissionais que revelam a seguir os segredos da pintura de parede perfeita.


Lista de materiais

Antes de mais nada, confira o que você vai precisar para fazer uma pintura básica (geralmente repintura) sobre uma superfície em bom estado: • Lixas  com granulometria de 150 a 180 • Escolha Tintas Lux - Interna ou Externa (Temos tinta para qualquer ambiente e material.🥰) • Rolo de lã de pêlo baixo (anti respingo) • Trincha (pincel) para pintura de 2 a 2,5 polegadas • Bandeja de pintura • Fita crepe (de 25 mm ou 50 mm de largura) • Lona • Papel ou plástico para forrar o chão • Mexedor de tinta ou algum material no formato de uma régua • Chave de fenda para a remoção dos espelhos, tomadas e interruptores • Óculos de proteção e luvas de borracha • Massa corrida • Espátula





Organize o espaço

"A preparação do ambiente e superfícies é a parte mais importante do processo de pintura", afirma Felipe Diotaiuti, consultor técnico em serviços ao mercado. Por isso, a recomendação é o seguinte: se for pintar um ambiente completo, coloque os móveis no centro do espaço e cubra-os com um lençol ou lona. Em seguida, cubra o chão perto das paredes que vão ser pintadas para evitar respingos no piso. Depois, coloque fita crepe nos cantos, rodapés e lugares onde você não quer aplicar tinta. E não se esqueça de remover espelhos, interruptores e tomadas - caso não consiga fazer isso, isole-os com fita crepe.




E não adianta sair aplicando tinta na parede sem prestar atenção se a superfície está em bom estado. Caso contrário, você não vai se orgulhar do resultado. "Primeiro, verifique se há umidade, mofo ou estufamentos. Se for necessário, faça pequenos ajustes, como raspagem (se houver descamação) e aplique massa corrida (se tiver furos ou depois da raspagem)", explica Priscila Vaiciunas, coordenadora de facilities do Manas à Obra. Mas, se a parede estiver em bom estado, um lixamento prévio é suficiente. A limpeza também é importante para que a tinta fique uniforme e sem impurezas. Então, passe um paninho úmido para remover o pó antes de começar.

Que tipo de massa corrida devo usar se precisar tapar buracos?

Massa Corrida da LUX é mais indicada para ambientes internos e a nossa LUX Massa Acrílica para os externos. "Esse processo deve ser feito com o auxílio de uma espátula de aço para remoção dos excessos e aplicação da massa", lembra Felipe.


"Isso varia de cada profissional", afirma Priscila. Ela, geralmente, prefere iniciar de cima para baixo traçando sempre uma linha contínua. "Trabalho rolando a tinta do teto para o chão, deslizando sutilmente, sem fazer força", conclui ela.


Já Felipe recomenda iniciar pela pintura dos cantos e junções da parede com o teto e rodapé. "É melhor fazer esse processo com a ajuda da trincha", diz ele. Depois, segundo o consultor, com o auxílio do rolo, se faz a aplicação da tinta no restante, sempre começando de baixo para cima.




Como usar o pincel corretamente


Como vimos na dica anterior, o pincel vai ser usado somente para cantos e alguns arremates, mas é bom ter cuidado na hora de manuseá-lo para não estragar o trabalho. "O pincel deve estar levemente inclinado a 30 graus da parede e seguir uma linha reta. Eu, particularmente, gosto de vir com um rolo pequeno depois para tirar a marca das cerdas e uma possível aparência de moldura", explica Priscila.

O rolo é fundamental, saiba como manuseá-lo

Segundo Felipe, a aplicação deve ser feita da forma mais homogênea possível. "Após molhar o rolo na bandeja, desenhe a letra N ou W, começando de baixo para cima para descarregar a tinta na parede. Em seguida, comece a repassar o rolo paralelamente, de forma vertical, para espalhar a tinta", explica. Assim, você evita o aparecimento de manchas porque a tinta fica bem uniforme. "Repita o procedimento até pintar toda a área", recomenda o consultor.  Ah, um cabo de vassoura pode funcionar bem como extensor para o rolo, caso o seu pé-direito seja alto.



Quantas Demandas


Em geral, a cobertura total é conseguida com duas ou três demãos. "Mas, pode ser que algumas paredes, como as que fazem divisa com áreas externas, precisem de mais uma ou duas", avisa Priscila. O tempo de secagem varia de acordo com o clima e o tipo de tinta, mas, em geral, para produtos à base d'água (látex ou acrílicas para alvenaria) demora cerca de quatro horas.


Animou? Então, pense nas cores e nas possibilidades para mudar a cara do seu ambiente. Você pode, inclusive, fazer uma pintura criativa, com desenhos, formas geométricas ou pintar até a metade da parede. O céu é o limite!


196 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page